Os 5 aplicativos tops que serven para fazer pagamento com QR Code do mercado atualmente são: RecargaPay, Mercado Pago, PicPay, Iti e PagSeguro. Para utilizá-los para pagar com QR Code, basta baixá-los, efetuar um cadastro, selecionar a alternativa de código qr e usar a câmera do celular para ler o código.
RecargaPay:
O RecargaPay é um aplicativo muito moderno e bastante prático, sendo um dos mais baixados. Sem dúvida, a melhor alternativa para se efetuar pagamento de contas e boletos.
Passo 1: Baixar o aplicativo
Passo 2: Selecione a opção Código QR
Em seguida, após fazer seu login no aplicativo, na tela inicial aparecerão diversas opções de funcionalidades disponíveis, entre elas a opção de pagar por meio de QR Code. A fim de que isso seja possível, clique em “Pagar com QR Code“

Passo 3: Escaneie o código QR
Logo depois, você deverá posicionar a câmera traseira do seu celular sobre o QR Code, a fim de que ela seja capaz de ler esse código. Aparecerá na tela o nome do estabelecimento e o valor da compra.

Passo 4: Selecione a forma de pagamento
Posteriormente, você deverá informar qual é a forma de pagamento desejada. O Pix é uma das formas de pagamento utilizadas e a mais rápida delas. Para efetuar um pagamento com Pix, você precisa a chave Pix da pessoa ou empresa que irá pagar. Tendo esse dado em mãos, basta digitar a chave Pix, conferir as informações (dados do recebedor e valor) e confirmar a operação.

Passo 5: Ganhe 5% de cashback
Após fazer o seu pagamento com QR Code no aplicativo, você pode aproveitar e fazer uma recarga para o seu celular ou cartão de transporte e assim obter um bônus de 5% de cashback.

PIX QR Code com RecargaPay
RecargaPay é a melhor forma de pagamento PIX através de QR Code. Para pagar através de Pix com QR Code é necessário acessar a seção do Pix no app RecargaPay, que oferece até 5% em bônus e cashback. Depois de ter o app, basta clicar na opção “Pagar QR Code“. Em seguida, deve apontar a câmera do celular para o código que o estabelecimento gerou, a fim de que ela possa fazer a leitura e depois é só confirmar o pagamento. Se voce quer saber mais, leia este artigo sobre pagamento PIX QR Code com RecargaPay.
O RecargaPay permite ainda a realização de recarga de celulares, para todas as operadoras atuantes em território nacional, sem a cobrança de nenhuma taxa adicional por isso. É possível ainda colocar saldo no cartão de passagem, pagar contas de consumo e boletos em até 12 vezes com as menores taxas do mercado. Por exemplo, você consegue emitir a 2ª via da Liquigás pelo celular e pagar no App em até 12 vezes.
Mercado Pago
O Mercado Pago foi um dos primeiros aplicativos a fornecer a possibilidade de pagamento com QR Code. Aliás, ele permite não apenas pagar com QR Code, mas também receber dessa forma.
Passo 1: Baixar o aplicativo
Passo 2: Clique em Código QR
Depois de instalar, se cadastrar e abrir o aplicativo, clique no ícone de Código QR que aparece já na tela inicial do aplicativo.
Passo 3: Escaneie o código QR
Na sequência, aponte a câmera traseira do seu celular para o código QR fornecido pelo estabelecimento, para que o aplicativo possa ler esse código. O vendedor deverá ainda inserir o valor a ser pago.
Passo 4: Escolha a forma de pagamento
Você deverá selecionar qual a forma de pagamento utilizará, ou seja, no caso do Mercado Pago, se pagará utilizando o valor disponível na carteira virtual ou então através de cartão de crédito. Basta então confirmar e pronto!
Mercadopago é uma boa alternativap ara fazer pagamentos com qr code. Se voce quer saber tudo sobre esse app e como funciona com a modalidade de código qr, pode ler este artigo de como fazer pagamento QR Parcelado de Mercado Pago.
PicPay
O PicPay é um dos aplicativos de pagamento mais conhecidos do mercado. Ele oferece a possibilidade de fazer pagamentos de variadas maneiras, inclusive obviamente por QR Code.
Passo 1: Baixe o aplicativo
Passo 2: Escaneie o código QR
Para efetuar pagamentos com o aplicativo por intermédio de QR Code, basta você posicionar a câmera do seu celular de um jeito que consiga escanear o código QR fornecido pelo vendedor.
Passo 3: Selecione a forma de pagamento
O PicPay oferece duas formas de pagamento: cartão de crédito ou saldo em conta. Sendo assim, selecione a forma de pagamento desejada e confirme a operação.
O PicPay permite pagar por uma infinidade de produtos e serviços, sejam eles em lojas físicas ou virtuais. Com ele, você pode pagar boletos à vista ou parcelado, fazer um Pix, cobrar um amigo ou cliente, carregar cartão de transporte e por aí vai.
Além disso, ele permite o envio e recebimento de dinheiro e o dinheiro deixado na conta rende 120% do CDI.
Iti (Banco digital de Itaú)
O Iti é um aplicativo pertencente ao Banco Itaú, que decidiu adentrar nesse segmento de aplicativos de pagamento. Recentemente, eles começaram a propiciar o pagamento com Código QR iti.
Passo 1: Baixe o aplicativo
Passo 2: Insira dinheiro na conta virtual Iti
Surpreendentemente, para que se possa efetuar um pagamento com QR Code usando a conta Iti é necessário inserir dinheiro nela. Isso pode ser feito de duas formas: boleto ou transferência bancária. Se optar por boleto, digite o valor, clique em “Criar boleto” e pronto, é só pagar o boleto em qualquer banco ou casa lotérica. O valor cai em 1 dia útil.
Por outro lado, se determinar que irá depositar dinheiro através de transferência bancária, é só selecionar “Transferência”, copiar os seus dados de agência e conta e efetuar a transferência (a partir obviamente de uma outra conta bancária com saldo disponível).
Passo 4: Escaneie o código QR
Agora, tendo saldo disponível em conta, faça a leitura do QR Code dispondo o aparelho de celular sobre o código e assim ter acesso a todas as informações que ele contém. Dessa maneira, o pagamento poderá ser realizado na mesma hora.
Nesse aplicativo você consegue pagar contas, fazer recargas de celulares e igualmente cobrar outras pessoas. Um diferencial é que ele propicia descontos em compras realizadas com empresas parceiras.
PagSeguro
A propósito, para realizar pagamento com QR Code no PagSeguro, é preciso ter o aplicativo PagBank, que nada mais é do que uma espécie de conta virtual do PagSeguro.
Passo 1: Baixe o aplicativo
Passo 2: Abra uma conta e logue no aplicativo
Não obstante, faça uma abertura de conta no PagBank (fornecendo alguns dados pessoais) e criando uma senha também. Depois, efetue o login.
Passo 3: Escaneie o código QR
Selecione a opção “Pagar com código QR”. Aproxime a câmera do celular a fim de escanear o QR Code.
Passo 4: Selecione a forma de pagamento
Escolha qual será a forma de pagamento e confirme a transação.
O PagBank consiste na aposta da plataforma PagSeguro para se inserir no mercado de contas e carteiras digitais, as quais pode e são largamente utilizadas para efetuar incontáveis operações, inclusive aquelas envolvendo QR Code.
Com o aplicativo dessa conta o usuário pode pagar contas e boletos, pedir empréstimos, fazer uma poupança, entre tantas outras possibilidades.
Como funciona o pagamento com QR Code

Antes de qualquer coisa, é interessante pontuar que QR Code significa “Quick Response Code“. Ele corresponde a uma modalidade de pagamento onde o código de barras é disposto no formato de imagem. Ao posicionar a câmera do celular sobre o código, ela faz uma leitura desse código e compara as informações com o banco de dados.
Essencialmente falando, ele funciona para armazenar uma certa quantia de dados e informações, possibilitando a concretização de pagamentos, além de toda uma sorte de outras atividades.
Crescimento do pagamento por código QR no Brasil

Com o impulsionamento dado pela pandemia do novo coronavírus, houve uma intensa popularização pelas formas de pagamento sem contato. De fato, o número de pessoas que usam o QR Code aumentou bastante e a tendência é que esse volume aumente ainda mais. Estima-se que até 2025 pelo menos 2,2 bilhões de pessoas estarão usando o QR Code como forma de pagamento.
Agora, a nível de Brasil, também se observou um aumento expressivo, de 35% para 48% no número de pessoas que fazem pagamentos via QR Code. No que diz respeito aos estados brasileiros, aquele que teve a maior adesão foi Pernambuco, com 60% de adesão, seguido por São Paulo, contendo 51% de adesão.
O Pix, modalidade de pagamento instantâneo criada pelo Banco Central do Brasil, vai elevar e intensificar ainda mais a utilização de QR Code para pagamentos por QR Code. Desde seu lançamento em 2020 até agora, o Pix contabilizou 133 milhões de chaves cadastradas e uma soma de R$151 bilhões em transações. Vale a pena reforçar que uma das formas de se utilizar o Pix é por meio do QR Code.
No Brasil, tem se tornado bastante comum que bares e restaurantes, que, além de permitir o pagamento via QR Code, também disponibilizem um cardápio digital no celular do cliente. Atualmente, cerca de 3 milhões de estabelecimentos no Brasil aceitam o pagamento com QR Code como uma das formas de pagamento possíveis.
Conclusões:
Particularmente falando, o pagamento com QR Code é mais uma facilidade que a modernidade nos proporciona, simplificando ações e dinamizando ainda mais o nosso cotidiano. Acredito que o código QR é uma maneira excelente de fazer pagamentos, dispensando até mesmo que se porte o cartão de crédito. Nesse sentido, penso que o melhor aplicativo para essa finalidade é o RecargaPay.
Ao meu ver, em termos de simplicidade de uso, o QR Code acaba sendo ainda mais acessível que o Pix. Isso porque basta apontar a câmera do celular para o código QR fornecido pelo vendedor e todas as informações relacionadas estarão dadas ali. O Pix, nessa comparação, é um pouco menos simples, pois demanda ter em mãos a chave Pix do destinatário e sua consequente digitação manual nos apps.