5 melhores apps para fazer pagamento com QR Code

5 melhores apps para fazer pagamento com QR Code

Resumo:

Os 5 melhores aplicativos para pagamento com QR Code do mercado atualmente são RecargaPay, Mercado Pago, PicPay, Iti e PagSeguro. Para utilizá-los para pagar com QR Code, basta baixá-los, efetuar um cadastro, selecionar a opção para pagar com QR Code e usar a câmera do celular para ler o código.

RecargaPay:

O RecargaPay é um aplicativo muito moderno e bastante prático, sendo um dos mais baixados e a melhor alternativa para se efetuar pagamento com QR Code.

Passo 1: Baixar o aplicativo

Antes de mais nada, para baixar o aplicativo, você deve dirigir-se a uma das lojas oficiais, que são a Play Store, no caso de usuários de dispositivos que empregam o sistema operacional Android e a App Store, quando se tratar de usuários de dispositivos com sistema operacional iOS.

Em seguida, após fazer seu login no aplicativo, na tela inicial aparecerão diversas opções de funcionalidades disponíveis, entre elas a opção de pagar por meio de QR Code. A fim de que isso seja possível, clique em “Pagar com QR Code

Logo depois, você deverá posicionar a câmera traseira do seu celular sobre o QR Code, a fim de que ela seja capaz de ler esse código. Aparecerá na tela o nome do estabelecimento e o valor da compra.

Posteriormente, você deverá informar qual é a forma de pagamento desejada. O Pix é uma das formas de pagamento utilizadas e a mais rápida delas. Para efetuar um pagamento com Pix, você precisa a chave Pix da pessoa ou empresa que irá pagar. Tendo esse dado em mãos, basta digitar a chave Pix, conferir as informações (dados do recebedor e valor) e confirmar a operação.

Após fazer o seu pagamento com QR Code no aplicativo, você pode aproveitar e fazer uma recarga para o seu celular ou cartão de transporte e assim obter um bônus de 5% de cashback.

Com o aplicativo do RecargaPay você pode ainda pagar boletos diversos e contas tais como: luz, água, gás, telefone e assim por diante. Tudo isso por meio do seu aparelho de celular com acesso à Internet. Ademais, você tem também a oportunidade de recarregar o seu cartão de transporte dos mais diversos locais do país.

O RecargaPay permite ainda a realização de recarga de celulares, para todas as operadoras atuantes em território nacional, sem a cobrança de nenhuma taxa adicional por isso.

RecargaPay - Pague com Código QR e simplifique sua vida!

Mercado Pago

O Mercado Pago foi um dos primeiros aplicativos a fornecer a possibilidade de pagamento com QR Code. Aliás, ele permite não apenas pagar com QR Code, mas também receber dessa forma.

Primeiramente, baixe o aplicativo do Mercado Pago, que pode ser encontrado na Play Store (Android) e App Store (iOS).

Depois de instalar, se cadastrar e abrir o aplicativo, clique no ícone de Código QR que aparece já na tela inicial do aplicativo.

Na sequência, aponte a câmera traseira do seu celular para o código QR fornecido pelo estabelecimento, para que o aplicativo possa ler esse código. O vendedor deverá ainda inserir o valor a ser pago.

Você deverá selecionar qual a forma de pagamento utilizará, ou seja, no caso do Mercado Pago, se pagará utilizando o valor disponível na carteira virtual ou então através de cartão de crédito. Basta então confirmar e pronto!

O aplicativo do Mercado Pago pode ser usado para diferentes modalidade de serviços, como pagamento de boletos e contas, recarga de celulares, envio e recebimento de dinheiro, entre outras coisas.

Agora, caso queira receber utilizando o QR Code, deverá selecionar a opção “Criar meu código QR”. Desse modo, você obterá um arquivo o qual poderá imprimir e disponibilizar para as pessoas poderem te pagar.

Como pagar usando apenas o celular?

PicPay

O PicPay é um dos aplicativos de pagamento mais conhecidos do mercado. Ele oferece a possibilidade de fazer pagamentos de variadas maneiras, inclusive obviamente por QR Code.

Passo 1: Baixe o aplicativo

Acesse as lojas oficiais de aplicativos (Play Store ou App Store) e baixe o aplicativo do PicPay. Quando se clica em Baixar, a instação do app acontece automaticamente. Em seguida, você deve também se cadastrar no aplicativo.

Passo 2: Escaneie o código QR

Para efetuar pagamentos com o aplicativo por intermédio de QR Code, basta você posicionar a câmera do seu celular de um jeito que consiga escanear o código QR fornecido pelo vendedor.

Passo 3: Selecione a forma de pagamento

O PicPay oferece duas formas de pagamento: cartão de crédito ou saldo em conta. Sendo assim, selecione a forma de pagamento desejada e confirme a operação.

O PicPay permite pagar por uma infinidade de produtos e serviços, sejam eles em lojas físicas ou virtuais. Com ele, você pode pagar boletos à vista ou parcelado, fazer um Pix, cobrar um amigo ou cliente, carregar cartão de transporte e por aí vai.

Além disso, ele permite o envio e recebimento de dinheiro e o dinheiro deixado na conta rende 120% do CDI.

Picpay como usar QR Code para pagar comércio.

Iti

O Iti é um aplicativo pertencente ao Banco Itaú, que decidiu adentrar nesse segmento de aplicativos de pagamento. Recentemente, eles começaram a propiciar o pagamento com Código QR.

Passo 1: Baixe o aplicativo

Antes de tudo, entre na Play Store (se porventura seu celular utiliza sistema Android) ou na App Store (se você possui um iPhone) e baixe o aplicativo Iti. Depois do download e instalação, efetue seu cadastro no app.

Passo 2: Insira dinheiro na conta virtual Iti

Surpreendentemente, para que se possa efetuar um pagamento com QR Code usando a conta Iti é necessário inserir dinheiro nela. Isso pode ser feito de duas formas: boleto ou transferência bancária. Se optar por boleto, digite o valor, clique em “Criar boleto” e pronto, é só pagar o boleto em qualquer banco ou casa lotérica. O valor cai em 1 dia útil.

Por outro lado, se determinar que irá depositar dinheiro através de transferência bancária, é só selecionar “Transferência”, copiar os seus dados de agência e conta e efetuar a transferência (a partir obviamente de uma outra conta bancária com saldo disponível).

Passo 4: Escaneie o código QR

Agora, tendo saldo disponível em conta, faça a leitura do QR Code dispondo o aparelho de celular sobre o código e assim ter acesso a todas as informações que ele contém. Dessa maneira, o pagamento poderá ser realizado na mesma hora.

Ainda que o Iti seja um aplicativo pertencente ao Banco Itaú, não é necessário ser cliente do banco em questão para fazer qualquer tipo de pagamento que seja. É só se cadastrar na plataforma e começar a usar.

Nesse aplicativo você consegue pagar contas, fazer recargas de celulares e igualmente cobrar outras pessoas. Um diferencial é que ele propicia descontos em compras realizadas com empresas parceiras.

iti | Como pagar usando o QR Code®

PagSeguro

A propósito, para realizar pagamento com QR Code no PagSeguro, é preciso ter o aplicativo PagBank, que nada mais é do que uma espécie de conta virtual do PagSeguro.

Passo 1: Baixe o aplicativo

Primeiramente, acesse as lojas virtuais oficiais de aplicativos, encontre o aplicativo do PagBank e baixe-o.

Passo 2: Abra uma conta e logue no aplicativo

Não obstante, faça uma abertura de conta no PagBank (fornecendo alguns dados pessoais) e criando uma senha também. Depois, efetue o login.

Passo 3: Escaneie o código QR

Selecione a opção “Pagar com código QR”. Aproxime a câmera do celular a fim de escanear o QR Code.

Passo 4: Selecione a forma de pagamento

Escolha qual será a forma de pagamento e confirme a transação.

O PagBank consiste na aposta da plataforma PagSeguro para se inserir no mercado de contas e carteiras digitais, as quais pode e são largamente utilizadas para efetuar incontáveis operações, inclusive aquelas envolvendo QR Code.

Com o aplicativo dessa conta o usuário pode pagar contas e boletos, pedir empréstimos, fazer uma poupança, entre tantas outras possibilidades.

Veja como vender via QR Code com o app PagVendas!

Como funciona o pagamento com QR Code

Antes de qualquer coisa, é interessante pontuar que QR Code significa “Quick Response Code“. Ele corresponde a uma modalidade de pagamento onde o código de barras é disposto no formato de imagem. Ao posicionar a câmera do celular sobre o código, ela faz uma leitura desse código e compara as informações com o banco de dados.

Essencialmente falando, ele funciona para armazenar uma certa quantia de dados e informações, possibilitando a concretização de pagamentos, além de toda uma sorte de outras atividades.

Crescimento do pagamento por código QR no Brasil

Com o impulsionamento dado pela pandemia do novo coronavírus, houve uma intensa popularização pelas formas de pagamento sem contato. De fato, o número de pessoas que usam o QR Code aumentou bastante e a tendência é que esse volume aumente ainda mais. Estima-se que até 2025 pelo menos 2,2 bilhões de pessoas estarão usando o QR Code como forma de pagamento.

Agora, a nível de Brasil, também se observou um aumento expressivo, de 35% para 48% no número de pessoas que fazem pagamentos via QR Code. No que diz respeito aos estados brasileiros, aquele que teve a maior adesão foi Pernambuco, com 60% de adesão, seguido por São Paulo, contendo 51% de adesão.

O Pix, modalidade de pagamento instantâneo criada pelo Banco Central do Brasil, vai elevar e intensificar ainda mais a utilização de QR Code para pagamentos por QR Code. Desde seu lançamento em 2020 até agora, o Pix contabilizou 133 milhões de chaves cadastradas e uma soma de R$151 bilhões em transações. Vale a pena reforçar que uma das formas de se utilizar o Pix é por meio do QR Code.

No Brasil, tem se tornado bastante comum que bares e restaurantes, que, além de permitir o pagamento via QR Code, também disponibilizem um cardápio digital no celular do cliente. Atualmente, cerca de 3 milhões de estabelecimentos no Brasil aceitam o pagamento com QR Code como uma das formas de pagamento possíveis.

Conclusões:

Particularmente falando, o pagamento com QR Code é mais uma facilidade que a modernidade nos proporciona, simplificando ações e dinamizando ainda mais o nosso cotidiano. Acredito que o código QR é uma maneira excelente de fazer pagamentos, dispensando até mesmo que se porte o cartão de crédito. Nesse sentido, penso que o melhor aplicativo para essa finalidade é o RecargaPay.

Ao meu ver, em termos de simplicidade de uso, o QR Code acaba sendo ainda mais acessível que o Pix. Isso porque basta apontar a câmera do celular para o código QR fornecido pelo vendedor e todas as informações relacionadas estarão dadas ali. O Pix, nessa comparação, é um pouco menos simples, pois demanda ter em mãos a chave Pix do destinatário e sua consequente digitação manual nos apps.

Deixe um comentário