Quais são os benefícios do QR Code PIX?

Os benefícios do QR Code PIX são agilidade, segurança e facilidade de compartilhamento. Além disso, o QR Code do PIX possui todas as vantagens que o próprio sistema PIX já oferece. Dessa maneira vamos explicar detalhadamente todas as características do meio de pagamento com código QR.

O QR Code PIX agiliza suas transações

Diferente de quando inserimos os dados de chave PIX manualmente, quando usamos um QR Code Pix para realizar transações apenas precisamos ler o código. Assim, utilizando o seu aplicativo de pagamentos você realizará o scan e automaticamente o código é detectado.

Torne a sua transação mais segura com QR Code PIX

O código QR do PIX aumenta a segurança de seus dados pois possibilita que você envie apenas um código e não a sua chave PIX. Da mesma forma, ninguém vai precisar dos seus dados de CPF/CNPJ, celular, email ou a sua conta bancária para realizar as transações.

Compartilhar seu QR Code PIX gerado é mais fácil

Para mandar o endereço de sua conta, basta que envie a imagem criada de seu QR Code Estático ou dinâmico a qualquer um de seus contatos. A imagem fica salva na galeria do seu smartphone, podendo compartilhar em um momento posterior. Assim, quando o momento pertinente aparecer, você consegue enviar a imagem para qualquer um.

Quais são as vantagens do PIX?

Quais são as vantagens do PIX?

Após descobrir as vantagens do QR Code, vamos falar sobre os grandes benefícios do PIX que também estão agregados a esse código. Desde lançado, a sua praticidade e disponibilidade se mostraram como os pontos fortes do sistema. Agora, listaremos e detalharemos as vantagens do PIX:

24 horas por dia, 7 dias por semana

O sistema de transações PIX permite envio de valores em qualquer dia da semana, não importando o horário. Porém, existem alguns limites no horário de 22h às 6h. Nestes horários o valor total de envio é de R$1000.00, por motivos de segurança. Todavia, você pode solicitar a ampliação deste limite diretamente com a sua instituição financeira.

Transações instantâneas

As transações utilizando o sistema PIX são praticamente instantâneas, por conta da tecnologia empregada pelo Banco Central. O tempo máximo para chegada de um PIX é 10s. Contudo, se a plataforma encontrar anormalidades a transação pode demorar. Além disso, se o sistema confirmar anomalias na transação, ela será revogada.

Segurança e criptografia

De acordo com o Banco Central, a plataforma PIX possui criptografia dos dados pessoais, apresentado no manual de segurança do PIX. Da mesma maneira, aplicam-se motores e marcadores a fim de evitar fraudes. E como não fosse o bastante, o sistema ainda segue a LGPD ou Lei Geral de Proteção de Dados.

Como criar um QR Code do PIX?

Atualmente já existem várias ferramentas que possibilitam ao usuário criar um QR Code do PIX, por exemplo o gerador QR Code RecargaPay. Neste caso, você pode gerar um código utilizando um celular Android ou iOS. Apenas se mostra necessária uma chave PIX.

Da mesma forma, existem os geradores de QR Code PIX Estáticos que existem na internet. Essas plataformas criam os códigos quadrados usando algumas informações além da chave PIX, como nome e cidade do titular.

Por último, alguns geradores também trabalham com o QR Code do PIX Dinâmico. Porém, este tipo de código requer uma conexão com a instituição financeira que lhe presta serviços. Além disso você deve possuir uma plataforma de pagamentos para criar os códigos.

Quais as diferenças entre QR Code estático e dinâmico?

A principal diferença entre o código estático e dinâmico se encontra no tempo de uso. Enquanto o QR Code estático permanece funcional por tempo indefinido, o dinâmico é de uso único. Da mesma forma, o sistema de implementação de cada um é totalmente diferente. Recomendamos a leitura do nosso artigo sobre diferenças QR Code estático e dinâmico.

Conclusão

Os principais benefícios do QR Code PIX são a segurança e a praticidade. Acredito que este método de utilização do sistema de pagamentos Pix é o melhor, pois é fácil ser compartilhado. Aliás, todas as camadas de criptografia que o Banco Central oferece são muito convidativos.

Caso não possa realizar uma transação com QR Code, a Chave PIX pode ser bastante útil para você. Além disso, se utilizar uma chave aleatória, sua segurança permanecerá.

Por fim, se precisar de maiores informações sobre as transações PIX, você poderá visitar o site do Banco Central criado exatamente para esta função. Também se mostra interessante a informação junto à sua instituição financeira.

5 comentários em “Quais são os benefícios do QR Code PIX?”

Deixe um comentário