O artigo mostrará 3 formas de criar o QR Code Pix estático e dinâmico para realizar pagamentos e transferências, sendo elas: utilizando o RecargaPay, criação de código estático com gerador e QR Code dinâmico com API Pix. Além disso, também será possível ver que é possível pagar com o QR Code e outras formas de utilizar o Pix. A leitura será importante para entender melhor como funciona este tipo de serviço.
1 – Criando QR Code PIX dinâmico e estático usando o RecargaPay
O Recargapay é um aplicativo de pagamento que disponibiliza múltiplos serviços. Ele é um dos 5 melhores Apps para pagar boletos com cartão de crédito. Entre as funções oferecidas está o QR Code Pix, que facilita bastante os pagamentos e transferências. Os usuários terão apenas que criar o código dinâmico ou estático e enviar para o cliente ou outra pessoa que irá enviar o dinheiro. Veja o passo a passo abaixo para aprender como criar o código QR do PIX:
Passo 1: Download do aplicativo
Passo 2: Faça o cadastro no aplicativo
Agora é preciso realizar o cadastro no aplicativo RecargaPay para começar a utilizá-lo.

Passo 3: Iniciando o processo
Na tela inicial do aplicativo, o usuário deve clicar na opção “Receber com QR Code”.

Passo 4: Inserindo informações
Nesta etapa o sistema pedirá algumas informações sobre o código gerado, como o valor a receber.

Passo 5: Gerar QR Code Estático e Dinâmico
Agora é preciso clicar em gerar QR Code para que então ele possa ser enviado para a pessoa que irá realizar o pagamento.

Passo 6: Envie o QR Code
Por último, o usuário deve copiar este código e então enviar para que a transferência ou pagamento seja feito.

O ponto positivo de utilizar o RecargaPay para gerar o código QR é que os passos são simples e o usuário ainda poderá aproveitar os demais serviços, como é o caso do cashback. O app oferece até 10% para usuários prime e até 5% para aqueles que optaram pela versão padrão.
Empresa de energia elétrica possibilita pagamento QR Code PIX com RecargaPay

A CEMIG, empresa de energia elétrica, está oferecendo desconto aos usuários que realizarem o pagamento da conta com PIX, utilizando o RecargaPay. O desconto será de R$10 no primeiro pagamento feito, podendo utilizar o QR CODE. É uma ótima forma de ajudar as pessoas a pagara as contas em dia.
“A parceria visa o estímulo à adesão ao pagamento da conta de Luz utilizando o Pix, que é uma forma moderna e rápida de quitar as contas. Isso aumenta a segurança e agilidade para os clientes CEMIG”, afirma Wellington Fazzi Cancian, gerente de Arrecadação e Adimplência da Cemig.
2 – Crie QR Code PIX Estático com gerador
Os interessados em utilizar o QR Code Pix devem saber que existem geradores que também fazem a criação do código. Além disso, muitas vezes esses geradores são código aberto, aumentando a segurança. Para gerar seu código é preciso entrar no site, inserir as informações básicas bancárias e também o valor que será recebido. Veja o passo a passo:
Passo 1: Entrar no site do gerador
O primeiro passo será entrar no site que responsável pela geração do QR Code Pix.
Passo 2: Inserir informações
Dentro do site, o interessado deve inserir as informações solicitadas, como os dados bancários e também o valor.

Passo 3: Gerar código
Por fim, basta gerar o QR Code Pix e então enviar para quem irá realizar o pagamento ou a transferência.

O que é um QR Code Estático?

O QR Code estático leva este nome por ser um código único e imutável, ou seja, ele não vai variar com o passar do tempo. Além disso, ele pode ser utilizado em diversas transações e também permite que o usuário defina um valor fixo, sendo útil para lojas e varejistas que vendem diversos produtos no mesmo valor.
PIX com QR Code é o mais seguro para comerciantes, diz especialista

O uso de QR Code é o mais indicado para lojas e comércios em geral, pois este método garante a segurança dos dados e também do pagamento. Muitos comerciantes já tiveram problemas com pagamentos e o QR Code Pix foi uma das formas de diminuir a ocorrência desses contratempos.
“O estabelecimento, no momento, já recebe o código com a validação de pagamento vindo da plataforma Pigz. Assim, se o dinheiro não cair, o pedido nem é criado. Isso já elimina as chances de o lojista cair em fraude”, afirma Laércio Gentil, Consultor e Representante de Fintechs.
Como pagar contas e boletos com PIX?
Atualmente as grandes empresas de serviços estão possibilitando seus usuários fazerem pagamentos pelo código de barras com PIX. Para realizar o faturamento você precisa de um app de pagamentos que leia códigos QR. Um dos nossos grandes parceiros criou um tutorial muito bem explicado sobre como fazer este tipo de operação.
3 – Faça seu QR Code PIX Dinâmico
O QR Code dinâmico, diferentemente do estático, não terá um código fixo. Ele pode ser utilizado uma única vez e, além do valor, o usuário poderá inserir outras informações como é o caso da identificação do recebedor. Para fazer um QR dinâmico basta seguir os passos a seguir.
Passo 2: Plataforma de geração do QR Code
Configure uma plataforma de cobrança para geração do QR Code Dinâmico.

Passo 3: Utilize o QR Code.
Cobre com QR Code de uso único. Basta enviar para os clientes para que ele façam o pagamento.

O que é um QR Code Dinâmico?

O QR Code Dinâmico é um código que também é gerado por um sistema, porém, ele só pode ser utilizado uma única vez. É muito utilizado por pessoas que desejam realizar pagamentos rápidos e com valores diferentes. Ele também é seguro e facilita a automação comercial.
Diferenças entre QR Dinâmico e Estático

Apesar dos dois terem a mesma finalidade, que é a realização instantânea de pagamentos e transferências, cada um apresenta características diferentes. O QR Dinâmico não tem um código fixo, então os usuários podem usar apenas uma vez. O QR Estático tem um código único e imutável e pode ser utilizado em diversas transações, sendo muito usado por lojas que vendem um mesmo produto várias vezes. Abaixo está uma lista que explica melhor as diferenças:
- Código: QR dinâmico não tem código fixo e o QR estático é único e imutável;
- Valor: QR dinâmico é preciso definir um valor e o QR estático é possível colocar um valor adicional;
- Transações: QR estático pode ser utilizado em diversas transações e o QR dinâmico apenas em uma.
O que se pode pagar com QR CODE PIX?

É possível utilizar o QR CODE PIX em diversas situações, o que facilita ainda mais a vida do consumidor e também dos comerciantes. Para entender a flexibilidade, veja a lista de possibilidades de pagamentos que o Código QR do PIX oferece:
- Pagamento e recebimento em compras em lojas físicas;
- Lojas virtuais;
- Pagamento de conta e boleto;
- Impostos;
- Prestadores de serviços.
Como pagar com QR Code PIX?
Para realizar o pagamento com QR Code do PIX você precisa de um aplicativo de instituição financeira. Ao acessa-lo, você deve procurar a opção “PIX” e depois “pagar com QR Code”. Desta forma, você poderá efetuar a leitura do código e depois finalizar a transação. Se você está em dúvida sobre como fazer isso, não se preocupe, já existe um passo a passo para tal.
Benefícios de usar o PIX com QR Code
Além de todas as possibilidades de pagamentos, o QR Code do PIX possui todas as vantagens que o PIX já oferece aos usuários. Benefícios como a disponibilidade e agilidade, além da segurança são características de todos as operações do código QR PIX. Assim, fica bastante convidativo fazer seus pagamentos com a plataforma. Porém, ainda existem diversas vantagens exclusivas de pagar com o QR Code PIX.
Outras maneiras de pagar com PIX

Além do QR CODE, também é possível utilizar o PIX de outras formas. Elas também são úteis para diversos momentos, ajudando tanto as pessoas físicas quanto as empresas que precisam de agilidade e segurança nas transações. Veja abaixo as outras possibilidades de pagar com PIX:
- Utilizando as chaves cadastradas;
- Dados bancários;
- PIX Copia e Cola.
Conclusão
O QR CODE PIX é uma forma de facilitar a vida dos comerciantes e também das pessoas físicas que buscam agilidade e segurança nos pagamentos. Particularmente, o uso do RecargaPay para gerar o código é uma boa opção, pois além de gerar o código, o aplicativo também oferece outros serviços.
Apesar de existir outras formas de realizar o PIX, o uso do QR CODE pode ser uma das melhores opções para as lojas. Mas é importante verificar qual o melhor a ser utilizado, o dinâmico ou o estático para que não exista problema na hora das transações.
Por fim, não se deve esquecer que para utilizar o RecargaPay é preciso realizar o cadastro no aplicativo. É importante lembrar também que para obter o QR Code Dinâmico é necessário, muitas vezes, entrar em contato com a instituição financeira.