Quais as diferenças do QR Code PIX Estático e Dinâmico?

Vamos mostrar quais são as diferenças entre os QR Code Estático e Dinâmico. Na sua forma Estática, o que estará incluso será um código numérico que vai conter a Chave PIX, o nome do titular e da instituição financeira, a cidade, o valor e algumas outras variáveis. Estes dados serão interpretados pelos leitores e confirmados pela conexão com o BC.

Então, quando falamos em um código dinâmico, estamos falando de um valor numérico aleatorizado e gerado pelo API do PIX instalado em sua plataforma de pagamento.

Quais as características do QR Code Estático?

Assim como o nome sugere, este conteúdo não vai variar com o tempo, nem se expirar. Logo, o mesmo código QR Estático pode ser utilizado tantas vezes quanto for necessário. Além disso, este tipo de código pode conter ou não um valor, cabendo a pessoa que vai gerar decidir.

O uso mais comum para a forma estática do QR Code PIX é para transações pessoais. Da mesma forma, atividades que envolvem dinheiro entre um grupo de pessoas físicas normalmente acompanham um código QR igual a este, como em rifas, eventos e outros.

Quais os detalhes sobre o QR Code Dinâmico?

Primeiramente, o QR Code Dinâmico é de uso único desde o momento de sua geração. Ele normalmente é produzido por uma plataforma de pagamentos que garante agilidade na hora de criar este código.

Você pode encontrar estes códigos principalmente quando pagar com PIX usando a maquininha de cartão de crédito. Outros lugares que você também encontra são as contas e boletos de serviços, lojas online que oferecem este tipo de pagamento e vários outros exemplos. Todas estas situações possuem uma geração do código única para a ocasião.

O que é um QR Code PIX?

O que é um QR Code PIX?

Os QR Codes do PIX são quadrados de código que agilizam transações, apenas precisando da leitura a partir de um aplicativo de pagamentos. Provavelmente você já deve ter reparados nesses códigos quadrados encontrados nas lojas e em vários pontos de pagamento.

O termo “QR Code” significa literalmente código de resposta rápida, ou em inglês Quick Response. Ele foi inventado em 1994 por uma empresa japonesa. Logo passou por diversos usos, desde inventário de produtos e insumos em fábricas, até registro de contatos e direcionamento de links.

O uso desta ferramenta está crescendo no setor de pagamentos, triplicando sua aceitação entre 2021 e 2022. Por isso, o Banco Central já estuda novas aplicações do sistema, como Pix por aproximação e o Pix Offline, a fim de aumentar a quantidade de pagamentos com a plataforma.

Quais os benefícios de utilizar o QR Code do PIX?

Primeiramente, todos os pagamentos com QR Code no PIX possuem as mesmas vantagens que aquelas realizadas com as chaves PIX. Logo, você vai usufruir de pagamentos instantâneos, a qualquer hora e criptografados.

Porém, existem alguns benefícios exclusivos do QR Code, como a praticidade de não digitar chaves e a facilidade de compartilhamento.

Como criar um código QR Pix?

Para produzir um QR Code PIX Estático ou Dinâmico você precisa de um gerador. Porém esta ferramenta possui características próprias para cada tipo de código. Então, quando precisar usar um gerador de QR Code, é necessário que tenha acesso ao seus dados facilmente.

Todas essas ferramentas são gratuitas e muitas delas são de código aberto, ou open source. Assim, poderá verificar as linhas de programação para ter certeza que nenhum dado sensível será registrado.

Como fazer um QR Code Estático?

Para criar o QR Code Estático será necessário inserir uma variedade de informações acerca da sua conta do PIX. Essas informações são a sua chave, nome, cidade, banco entre outras que vão integrar o algoritmo do gerador de códigos QR Estático. Em um outro momento mostramos como fazer o código Quick Response Estático.

Como produzir um QR Code Dinâmico?

Se estiver precisando produzir um código QR Dinâmico aí o processo se complica um pouco. Para produzir seu código será necessário ter uma API do PIX aplicada à algum sistema de pagamentos na sua plataforma. Assim, receba um payload da API, a fim de inserir no gerador de código PIX dinâmico. Quando implementado, este sistema poderá auxiliar nas vendas em e-commerce, por exemplo.

Como criar QR Codes com aplicativo?

Também existem aplicativos que facilitam esse processo, permitindo ao usuário produzir seus códigos de imagem a fim de receber pagamentos. Um bom exemplo é o gerador de código estático RecargaPay. Igualmente, ele é gratuito e você poderá encontrar um passo a passo dele aqui neste site.

Conclusão

Vimos as principais diferenças entre os códigos QR PIX Dinâmico e Estático. Assim podemos entender estes quadradinhos que estão rotineiramente passando pela gente. Gosto de pensar que vamos ampliar cada vez mais o uso de pagamentos rápidos e virtuais.

A melhor maneira de pagar o PIX é usando um QR Code Dinâmico, pois ele será de uso único e não possui nenhuma informação sigilosa divulgada. O código estático também é interessante quando usado com amigos e pessoas de confiança.

Por fim, recomendamos que se informe na sua instituição financeira para cobrar com QR Code Dinâmico. Também veja o guia do Banco Central para o meio de transações PIX.

5 comentários em “Quais as diferenças do QR Code PIX Estático e Dinâmico?”

  1. Esse tipo de informação tem que ser compartilhado. Eu vi num grupo de WhatsApp que esses códigos servem para implantar chips de comunistas chineses. Só que quem faz aqui é o Banco Central, agora sei que era mentira.

    Responder

Deixe um comentário