Como usar Gerador de QR Code Dinâmico PIX?

Para a realização de um QR Code Dinâmico do PIX é necessário que tenha em mãos o número da chave PIX e o API da sua instituição financeira. Após a liberação da API você poderá inseri-la em sua plataforma de pagamentos.

Veja como criar o seu QR Code PIX Dinâmico:

Passo 1: Entre em contato com sua instituição financeira para receber a API PIX. 

Fale com sua instituição financeira para integrar a sua conta com a API do QR Code Dinâmico. Desta maneira, se aprovado, você receberá o código para implementar a função em sua plataforma. Encontre atendimento em sua instituição financeira.

Passo 2: Configure uma plataforma de cobrança para geração do QR Code Dinâmico

Utilize uma plataforma de cobrança em seu site ou plataforma que possibilite a integração do PIX. Um exemplo é o WooCommerce, para WordPress.

Passo 3: Faça a geração de seu código QR do PIX Dinâmico

Selecione código dinâmico e cole o payload de sua API no site abaixo:

Lembramos que o código gerado é de uso único e possui valor definido, vencimento, taxas por atraso e outras variáveis definidas pelo algoritmo da API. Caso estiver precisando de mais detalhes sobre gerar QR Code PIX Estático e Dinâmico, produzimos um ótimo artigo para explicar isso.

O que é um QR Code PIX Dinâmico?

O QR Code Dinâmico é de uso único. Desta forma, é personalizado e pronto para ser empregado em uma aplicação específica. Este código é utilizado em sistemas de pagamentos automatizados, por exemplo em maquininhas de cartão de crédito ou geradores de boletos.

Conforme o Banco Central amplia o sistema, o manual de aplicação do QR Code PIX se torna cada vez mais completo. O estudo da plataforma se mostra interessante ao passo que diversifica as formas de pagamento em uma empresa, por exemplo.

Como usar um Gerador de QR Code Estático?

Está disponível na internet alguns geradores de QR Code PIX Estático. Para utilizar ele você precisará inserir suas informações de chave PIX, valor, cidade, entre outros. Assim, ele permitirá a criação de um código estático.

Além disso, já existe um gerador simples do RecargaPay para QR Code do PIX diretamente pelo smartphone, ele vai gerar um código estático que poderá ser compartilhado. Desta maneira você conseguirá cobrar qualquer devida pessoa.

Qual a diferença entre QR Code PIX Estático e Dinâmico?

Mesmo parecendo bastante, existem muitas diferenças entre os códigos QR do PIX estáticos e dinâmicos. Primeiramente, o QR Code estático pode ser utilizado várias vezes, onde o pagador encontrará a chave PIX do recebedor, além de outras informações relevantes para a transação.

Por outro lado encontramos o QR Code Dinâmico. Este tipo de código utiliza-se apenas uma vez, assim como já possui um link com todas as informações de pagamento. O aplicativo de pagamento lê o link, encontrando todos os dados para a transação.

Se ainda restam dúvidas, poderá encontrar todos os detalhes e benefícios dos QR Code PIX no nosso site.

Conclusão:

Então, você acompanhou como usar gerador de QR Code Dinâmico PIX. Para usa-lo você deverá entrar em contato com sua instituição bancária a fim de receber a API do PIX. Este sistema também poderá integrar a plataforma de geração de códigos ao seu site.

O sistema mais fácil de utilizar é o gerador simples do RecargaPay, que pode ser acessado diretamente pelo celular. Porém, o gerador open source funciona bem e pode resolver as questões de pagamento principalmente se estiver em um computador.

Utilize sistemas third party com cautela para geração de códigos PIX. Assim, os dados sensíveis estarão com problemas de segurança quando inseridos em domínios desconhecidos.

5 comentários em “Como usar Gerador de QR Code Dinâmico PIX?”

Deixe um comentário